sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Funasa de MS promove passeio no CEA Imbirussu

No intuito de promover a qualidade de vida no local de trabalho, o incentivo à prática de exercícios, cuidados com o meio ambiente e integração à natureza, a Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul (Suest-MS), promoveu no último sábado, 20, por meio da Comissão de Coleta Seletiva Solidária, a quarta edição do Passeio Ecológico da Funasa de MS.

Colaboradores de diversos setores da Superintendência e suas famílias puderam desfrutar de uma manhã ensolarada num dos recantos mais bonitos e preservados de Campo Grande, o Centro de Educação Ambiental Odilza Fernandes Bittar, o CEA Imbirussu, localizado na zona leste da Capital.

Às margens do Córrego Imbirussu, o local é um convite perfeito à reflexão e a vivência de práticas sustentáveis, além disso, tem como função primordial contribuir para a promoção e apoio ao processo de educação ambiental para estudantes e entidades interessadas.

Durante o passeio, os colaboradores puderam constatar que o centro também é ideal para práticas desportivas, passeios e caminhadas em meio a trilhas por entre a mata e pequenas pontes. A atividade foi monitorada por um guia, Antonio Carlos Silva Sampaio, coordenador do Parque. “A área conserva uma vegetação típica do cerrado sul-mato-grossense e abriga um dos viveiros de produção de mudas para a arborização urbana de Campo Grande, além de ser cortado por um dos importantes córregos da cidade e abriga, também, várias nascentes’’, explica.

Para Maria José Xavier, telefonista da Suest-MS, o passeio foi muito adequado. “Deu para aproveitar de forma relaxante, além de conhecermos sobre as plantas e suas utilidades. Também foi um momento de confraternização entre os colegas, uma maneira de conhecer um pouco mais pessoas com as quais convivemos diariamente, mas que por força das atividades, apenas cumprimentamos nos corredores”.

O administrador da Superintendência, Gilmar Gonçalves, que prestigiou o evento acompanhado de sua filha, afirma que “o parque é muito agradável, com uma natureza diversificada e rica, arejado, ideal para passeios em família. É um local para onde desejamos voltar outras vezes’’.

Para a presidenta da Comissão da Coleta Seletiva Solidária da Suest-MS, a assistente social Denize Soares, “além da visitação com o objetivo de proporcionar a promoção à saúde, serve como apoio ao processo de educação ambiental. Aliado a essas condições os funcionários puderam constatar in loco o que é a pegada ecológica, de uma forma bastante descontraída”.

O superintendente estadual da Funasa de MS, Pedro Teruel, ressaltou a importância dessa atividade entre os servidores: “esperamos que o resultado se concretize de forma positiva no desenvolvimento das atividades em andamento e para futuros projetos da Superintendência”.

Esta ação faz parte da nova abordagem da atual gestão da Fundação em Mato Grosso do Sul, sendo uma das principais apostas na motivação dos colaboradores para que possam manter seu rendimento sempre em alta, satisfeitos no trabalho, além de contribuírem com a preservação do meio ambiente.

O 4º Passeio Ecológico da Suest-MS,
também foi em comemoração ao Dia do Servidor Público, próximo 28 de Outubro.

Serviço: O CEA Imbirussu está localizado na avenida Amaro Castro Lima, nº 2200, Vila Popular. O local está aberto ao público de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h. Mais informações sobre o local pelo telefone (67) 3363-9914/ 7208 ou pelo e-mail:ceaimbirussu@gmail.com

Assessoria Funasa





quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CEA Imbirussú sediará Simpósio sobre o Homem Pantaneiro


No próximo dia 08 de outubro, o CEA Imbirussú será sede do I Simpósio – Homem Pantaneiro: Ciência, Cultura e Tecnologia, dos tempos de Sapicúa Pantaneiro aos tempos de CPU.

O I Simpósio é resultado de uma Iniciação Científica de mesmo nome que teve origem em 2010 com o apoio da Semac/MS, sendo desenvolvida pela coordenação geral da professora Aparecida Cristina Campello Curado Piccolo, com co-orientação da professora do Ponto de Cultura Sapicúa Pantaneiro de Aquidauana, Claudia de Medeiros.

O evento tem como público-alvo educadores e educandos da Região do Imbirussu, escolas de Terenos e Aquidauana. A anfitriã neste evento será a Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gattass Filho, do bairro Nova Campo Grande.

Com uma programação diversificada, durante o Simpósio serão realizadas palestras, rodas de conversa e exposição de artesanato pantaneiro do Ponto de Cultura Sapicúa Pantaneiro. Além de salas de visitação com os temas: O Rio +20 está aqui no Pantanal e Sala dos Sentidos.

Katia Tavares
MTB/MS 352